
Cinema-pipoca de primeríssima qualidade!
Interludio para definir cinema-pipoca: O que gosto de chamar cinema-pipoca é o tipo de filme que tem em sua principal função o entretenimento. Filmes que não te fazem parar pra pensar, filmes que não trazem questões reflexivas, raramento lidam com quotidiano ou pessoas como eu e você. Filmes com muitas explosões, personagens incríveis, mocinho e bandido, romances maiores que a vida, etc. Fim do interludio.
Pergunta: você não gosta de comer pipoca sempre que vai ao cinema? Sim, claro, porém eu precisava de um nome para esse tipo de filme, e "cinema-pipoca" me pareceu bom.
Pergunta 2: você sempre me pareceu o tipo que prefere filmes alternativos, geralmente europeus ou de estudios independentes, confere? Confere. Mas eu também curto o cinema-entretenimento. Não sou totalmente contra-Hollywood como dizem, apenas reconheco que de lá vem muito lixo, mas vem também uma enorme quantidade de filmes excelentes, e mais ainda, reconheço que na arte do cinema-pipoca, eles são insuperáveis.
Voltando ao filme. (ufa! achei que ia ficar de bla bla bla pra sempre).
Vi também os dois primeiros, e finalmente consegui arrastar minha namorada para um filme do gênero. Ouvi falar que esse era o melhor até agora, será? E num é que foi? Muito bom MESMO, o filme tem todos os elementos de um lindo filme de aventura-ação, com a mágica estética dos quadrinhos, fechando agora uma sequencia que para mim já superou o Superman e qualquer outro que tentou trazer a magia dos comics pra telona. Maior revolução nas sequências de ação desde Matrix. Melhores cenas de CG (computer-graphics) desde Matrix (kct! O que é a cena em que nasce o vilão Marko Flint? Simplesmente fantástica!). O filme conta com cenas de flashback dos dois primeiros, o que permite que pessoas como a minha namorada não fiquem completamente perdidos na trama (mesmo assim ela ficou, hehehe).
Para não dizer que o filme é perfeito, senti duas coisas fracas: o roteiro e o protagonista. O roteiro deixa um pouco a desejar pois ao mostrar o problema que o Peter Parker enfrenta ao travar contato com a "roupa alienígina" (que no filme não recebeu nome, porém sabemos ser o Venom), deixou totalmente de lado a sua relação com a Mary Jane, que por sinal ficou bem apagada no filme. São poucas e mirradas cenas entre os dois e o final (que todos sabem de antemão que vai ser feliz, afinal isso é uma premissa do cinema-pipoca) é meio bobão. O protagonista
Tobey Maguire, pra mim, sei lá, não convence. Eu não sei o que é nele. Se ele tem uma cara de bunda inexpressiva ou se é simplesmente uma porcaria de ator mesmo, talvez os dois.
SPOILERS, pule para o próximo parágrafo se assim o desejar. Quando ele vira "mau" (ou como eu preferi definir, Emo Revoltado), ele até que convence, a cena de dança no club de jazz foi bem interessante. Mas ele como clássico Peter Parker é uma porcaria, inexpressivo, sem carisma, não aguento ele, fico torcendo para que dê alguma merda e ele precise colocar a roupa de aranha logo.
Tanto ator bom em Hollywood e agora estamos presos com esse traste, por que ja prometeram mais varias edições do filme, que serão muito bem-vindas. Em tempo, podiam trocar o protagonista pro
Jake Gyllenhaal (que fez 'O Dia Depois de Amanhã'), ele também tem cara de nerd mas dá um banho de interpretação em Maguire. Ou ainda, o
Milo Ventimiglia (o Peter Petrelli, de Heroes), mais parecido com o original dos quadrinhos e MUITO melhor (dica do meu amigo Andre Bandarra).
O cinema tava naturalmente lotado, mas conseguimos um ótimo lugar e ainda vimos com som
THX, que todo bom cine-pipoca pede. =)